Garotas Nerds

Fórum para leitoras do blog Garotas Nerds

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Regras e Sistema

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Regras e Sistema em Qua Mar 02 2011, 19:11

REGRAS

Acredito que não precise me aprofundar muito nas regras de conduta, porque todos aqui são grandinhos e temos o mínimo de bom senso para saber o que pode e o que não pode. Mas resumindo:

1. Seja legal com os coleguinhas.
  2. Jogo é jogo, vida é vida: não leve nada pro lado pessoal.
  3. Palavras feias não serão censuradas e fazem parte da interpretação, mas olha a boca suja!
  4. There will be blood. Não se assustem.
  5. Enquanto jogam, escrevam direito, como a professorinha da primeira série ensinou que é certo. Erros gramaticais tipo "çinto de siguranssa" quebram o clima :P

Eu espero não tem quer puxar a orelha de ninguém, né.

SISTEMA

O problema dos RPGs de interpretação é que acaba sendo muito arbitrário em alguns pontos. Os personagens não caem a não ser que o mestre diga, ataques só dão certo se o mestre disser, e no fim das contas não é um RPG se você não puder realmente influenciar na história.

Então adicionamos dois elementos: a barrinha de vida (ali embaixo da minha foto) e os dados. Quando vocês estiverem postando mensagens, atenção para este botãozinho aqui:

Ou então: [ roll="d10" ] [ /roll ], sem os espaços. Vai ficar assim:

metalgeisha efetuou 1 lançamento(s) de dados d10 (Imagem não informada.) :
10

Como fica muito igual ao resto da mensagem, parecendo um número aleatório, prefiro que façam de uma cor diferente, ou que destaquem de algum modo, indicando:

D10:
metalgeisha efetuou 1 lançamento(s) de dados d10 (Imagem não informada.) :
8

Todos os dados estão disponíveis, mas nós utilizaremos um d10 para ataques, defesa e uso de habilidades específicas.

O bbcode do dado funciona dando um número aleatório (de acordo com o dado escolhido) que muda sempre que você editar a mensagem. Sendo assim, não tem como botar pra visualizar a mensagem e saber quanto vai tirar antes, espertinhos.
Ao falar em espertalhice, se ficar editando a mensagem de propósito ou escrever o número ao invés de usar o código, eu vou saber. ¬¬

Continuando, as habilidades que seu personagem possui determinam o que ele faz de melhor. Se seu personagem segue a carreira criminosa, ele possui Trapaça, tendo +2 de bônus para fazer qualquer coisa relacionada a isso, como fraudar um documento ou roubar uma bolsa. Todos os bônus e penalidades, pelo menos por enquanto, serão +2 e -2.
Os dados serão jogados por um personagem, depois o outro (ou a mestra), e quem tirar mais ganha. No 10 é um acerto crítico, 1 é erro automático, no empate a defesa prevalece.

No mais, a maioria dos desafios pode ser resolvida pela própria interpretação do personagem. Simples, certo?

Em caso de dano:

Punhos (Pessoa Fraca): 1D2 (1D4/2, no caso)
Punhos (Pessoa Forte): 1D4
Faca: 1D6
Pistola: 1D8

E por aí vai.

Se parecer que não está dando certo, é só bolarmos outro sistema com os dados.

O mais importante na hora de escrever é poder distinguir o que é o quê. Tem o off-game, o in-game, o que o personagem está fazendo, o que ele está falando e o lançamento do dado, quando tem.

Jeito errado de postar:

Mestra eu qro bater nele comofas? Meu perso vai dize - adeus kra foi bom ti conhece ele bate nele quebra o nariz dele e corre rsrsrs
FFFUUU pra você! Não escreva assim, NUNCA!
Ninguém precisa saber falar que nem 1800 e lá vai pedrada, mas não usem abreviaturas e gírias, pelamor.
Separem o jogo do offgame. E deixem dizer se acertou ou errou primeiro antes de partir pra próxima ação.

Jeito certo de postar:

Megan levantou os olhos de seu livro para o homem que lhe interpelava.
- Deixe-me em paz, seu patife! - Ela exclamou, fechando o livro com violência e levantando-se. - Já lhe disse que não me incomodasse mais!
Assim é um jeito mais livresco, e como mestra postarei assim, mas não é obrigatório. Também pode ser uma coisa mais roteirística:

Megan pára de ler e olha para a pessoa que lhe falava.
Megan: *Com raiva* Deixe-me em paz, seu patife! *Fecha o livro com violência e se levanta* Já lhe disse que não me incomodasse mais!
Os dois jeitos e suas variações são aceitáveis. Podem dividir o post usando quotes, cores diferentes, tracinhos, asteriscos. Não precisa ser todo mundo igual, só não deixem virar bumba meu boi de bêbado.

Outra coisa: Quando falarem com outro personagem de jogador, usem negrito no nome dele. Porque as pessoas tem mania de não ler o que as outras escrevem e o diálogo se perde :P

EXPERIÊNCIA

Como podem ter percebido, não existe uma barrinha de experiência. Isso não quer dizer que os personagens não vão evoluir. Faremos da seguinte maneira: O jogo está dividido por atos. Ao final de cada ato, todos irão "upar", ou seja, receber uma habilidade (e talvez alguma penalidade) de acordo com o que realizaram naquele ato. Se seu personagem aprendeu a usar uma arma naquele ato, ele receberá a habilidade correspondente. Se ele entrou em uma briga de faca em um lugar público, ele será reconhecido por um tempo e temido por aqueles que lembrarem do fato, o que afeta seu diálogo com pessoas que o reconhecerem.

Algumas penalidades podem ser apenas temporárias. Fofocas são esquecidas e doenças são curadas, mas algo mais drástico, como perder um braço em um terrível acidente (isola!) fica pra sempre. Pelo menos eu acho.

Quanto a dinheiro, é de cada um o gasto e o ganho. Os assalariados ganharão seu salário de tempos em tempos ingame.

Bem, acho que já expliquei o suficiente para dizer "eu avisei" pros desavisados. Certo? Qualquer dúvida pode ser sanada neste tópico, e podem preencher suas fichas com calma. Só começaremos quando todas as fichas estiverem nos conformes e todo mundo estiver organizado.

Última edição por metalgeisha em Dom Mar 06 2011, 22:40, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário

2 Re: Regras e Sistema em Qua Mar 02 2011, 20:17

Fui lembrada de que talvez alguns não saibam usar o bbcode XD não é nenhum bicho de sete cabeças, ó:

Meu bumbum era fláaaacido...

Quote é aquela caixinha que aparece quando você vai citar alguém. Pra ficar só a moldurazinha, é só usar [ quote ] texto aqui [ /quote ], sem os espaços.

Ou você pode simplesmente apertar o botão com os balõezinhos, logo ali em cima.

Lembre-se: Em qualquer código, sempre termine com essa tagzinha que tem / na frente, senão não funciona!

LINHA

Essa coisa:

Que é aquele botãozinho do lado esquerdo do quote. O código é simplesmente [ hr ].

CORES

É aquele botão coloridinho ali em cima (duh), mas tem um número limitado de cores. Você pode usar também o
código da cor (com o # na frente).

Cinza: [ color = grey ] texto aqui [ /color ]
Rosinha Garotas Nerds: [ color = #e320b6 ] texto aqui [ /color ]

Às vezes dá uma maluquice que o post vai pra cima quando você aplica alguma coisa, ou o código vai parar ali embaixo fora de onde você queria colocar, mas é só arrumar.

Espero que tenha resolvido a maioria das dúvidas :B

Ver perfil do usuário

3 Re: Regras e Sistema em Qua Mar 02 2011, 22:18

Quanto a presença e comparecimento:

TURNOS E POSTAGEM

Em um RPG normal, as pessoas jogam no dado a iniciativa e assim é determinado qual vai ser a ordem das jogadas. Mas isso é quando estão todos na mesa jogando corrido. Jogar online, cada um em um canto, é outra coisa.

A idéia seria a mestra postar, daí cada um postar em ordem de chegada, e quando todo mundo já fez o que tinha que fazer, a mestra dar continuidade ao jogo. Porém, muitas vezes acontece de alguém sumir por uma semana e o jogo ficar travado porque não tem como ir à frente sem a ação dele.

Quando cada personagem está no seu canto, não é um drama quando alguém some. O problema é quando é preciso ir para o dia seguinte e a pessoa fica pra trás, sem ter agido.
Mas o pior mesmo é um ou mais personagens estão interagindo e um deles trava a cena.

Ninguém aqui vai postar desesperadamente de 5 em 5 minutos, e eu não vou deixar de esperar ninguém. Mas sejamos razoáveis: A não ser que algo tenha acontecido, um ou dois dias é mais que o suficiente pra alguém ser capaz de entrar na internet por alguns minutinhos. E é o que eu vou esperar, se necessário.

Se você vai se ausentar, se está em semana de provas, se alguém morreu, AVISE.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: